Saiba como será o retorno dos jogos pelo Paulistão
Rodrigo Coca / Agência Corinthians

O Campeonato Paulista, que foi interrompido antes de iniciar as duas últimas rodadas devido à pandemia de COVID-19, retorna nesta quarta-feira, dia 22/07. Os jogos acontecerão de portões fechados (sem torcida).

Os exames para testagem de COVID-19 de todos os jogadores dos clubes participantes do Paulistão serão realizados pelo hospital Albert Einstein. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fechou parceria com o hospital para padronizar e centralizar os exames dos jogadores. Além dos times do Campeonato Paulista, participarão desta parceria os clubes do Campeonato Brasileiro Feminino séries A1 e A2, Campeonato Brasileiro sub-20, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Os jogadores farão os exames três dias antes da partida e terão os resultados na véspera. Além dos jogadores também está prevista a testagem dos técnicos, árbitros e assistentes.

A Federação Paulista de Futebol (FPF), juntamente com os médicos dos 16 clubes participantes do Campeonato Paulista, elaborou o “Protocolo de Operação de Jogo”, que deve ser seguido em todos os jogos do campeonato. O protocolo segue as principais referências de países que enfrentam a pandemia de COVID-19 e que retomaram suas competições com responsabilidade. 

Os estádios terão equipamentos de higiene e segurança em diversos pontos e a limpeza do local será realizada por empresa terceirizada, que emitirá um documento atestando os serviços prestados. As áreas higienizadas que serão utilizadas ficarão lacradas até a partida.

Só poderão entrar no estádio as pessoas que estiverem em listagem, que deve ser enviada à Federação com 48 horas de antecedência. As pessoas autorizadas a entrar no estádio terão direito a uma credencial que determinará onde podem transitar, assim como o local que deverão ocupar durante toda a partida. Será obrigatório o uso de máscara e a temperatura de todos será medida.

Os times chegarão em horários distintos e o material a ser usado pelos clubes devem chegar no estádio com três horas de antecedência e devem seguir as regras de cuidados e higiene.

Durante a partida somente os atletas, técnicos e arbitragem poderão ficar sem máscaras no campo. Não haverá cumprimentos ou apertos de mão e no intervalo todos os jogadores devem trocar de uniforme, que será colocado em um local específico. Os jogadores não poderão trocar camisas e as bolas serão constantemente desinfetadas pelas gandulas. Ao invés de três substituições, os clubes poderão fazer cinco ao longo da partida, que devem ser feitas em três paralisações. As mudanças durante o intervalo não serão contadas.

As equipes de mídia e imprensa estarão em número reduzido e deverão manter distância de todos que estiverem envolvidos na partida. Também será obrigatório o uso de máscaras para essas equipes. As entrevistas com os jogadores e treinadores devem acontecer à distância. 

O Timão retorna aos gramados no clássico contra o Palmeiras nesta quarta-feira, dia 22/07, às 21:30h.

Fontes: CBFFederação Paulista de Futebol, Meu Timão