Avatar do(a) Diego Lucio
Diego Lucio
@diego_lucio
Resposta rápida! Corinthians vence Sport e segue na briga por uma vaga na Libertadores
Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

O Dérbi é coisa do passado! Depois da derrota por 4x0 para o Palmeiras, o Corinthians deu uma resposta rápida e venceu o Sport sem dificuldades por 3x0. Os gols da partida foram marcados por Gustavo Mosquito, Mateus Vital e Jô.

Mas como o Corinthians construiu esse triunfo? Tentaremos explicar!

1º tempo

Para entendermos melhor o jogo, precisamos entender a entrada de Camacho e Ramiro nos lugares de Gabriel(expulso na última rodada) e de Cantillo(por opção técnica).

Camacho fez a mesma função de primeiro volante de Gabriel, porém obviamente a distribuição de bola melhorou. Com um Sport mais recuado por jogar fora de casa, não existia necessidade de um ‘pitbull’ na frente da zaga. Ramiro por sua vez, também fez função diferente do colombiano. Ramiro é mais intenso, se aproxima mais das laterais de campo para a troca de passes.

Com dois volantes mais ‘ligados’ no jogo, a transição entre defesa e ataque foi feita com mais calma do que contra o Palmeiras. Claro, a qualidade do adversário também faz a diferença.

Os laterais por sua vez, também melhoraram muito essa transição. E foi em uma dessas ligações que o Corinthians abriu o placar. Fagner virou o jogo no peito de Mateus Vital lá na ponta-esquerda. Ele conduziu a bola, e acionou Cazares, que precisou de apenas dois toques pra deixar Mosquito na cara do gol. Aos 33 minutos, o Corinthians saía na frente. Corinthians 1x0 Sport. O jogo ficou mais tranquilo, e com a vantagem no placar, o Timão soube dominar a partida.

Como ponto negativo dessa 1ª etapa, tivemos a atuação de Jô. O centroavante segue se movimentando pouco e quando sai da área, demora pra se infiltrar para finalizar a jogada.

2º tempo

Tudo ficou ainda mais fácil, quando Mateus Vital ampliou com apenas um minuto de 2º tempo. O próprio Vital salvou a bola que iria pra lateral, conduziu a bola e arriscou de fora da área no cantinho. Corinthians 2x0 Sport.

O Sport até tentava chegar, mas sem força. O Corinthians esteve sempre mais perto de ampliar do que de sofrer o primeiro gol. Mosquito e Vital continuaram sendo muito bem acionados por Cazares, e seguiram levando perigo.

Jô continuava sumido, mas em um time bem encaixado e que cria muito, uma hora a bola sobra. E Jô não esqueceu como faz gol. Bolão de Fagner pelo meio, e o camisa 77 bateu mascado de direita pra boa defesa do goleiro Luan Polli. Ele mesmo pegou o rebote, e fez o terceiro do Timão. Corinthians 3x0 Sport.

Análise:

Jogando contra um time que luta apenas por sua permanência na Série A, não se esperava outro Corinthians que não fosse esse. Um meio-campo mais dominante, laterais que apoiam o ataque e homens ofensivos mais efetivos. Outro ponto a se destacar é a dobradinha entre Mosquito e Fagner pelo lado direito, que se torna ainda mais efetiva quando Cazares encosta deste lado do campo. Mas nesta quinta, foi o lado esquerdo que decidiu o jogo. Mais precisamente o ponta-esquerda do Timão...

Destaque individual: MATEUS VITAL

O camisa 22 se mostra muito mais confiante do que outrora. Veloz, inteligente e o principal: sem medo de fazer jogadas individuais. Foi-se o tempo daquele Vital que só tocava para trás.

Mas vale um asterisco para Cazares. Impressionante como tudo passa pelo pé do equatoriano. Um verdadeiro camisa 10!

Como fica o Corinthians no Brasileirão?

Com um jogo a menos que a maioria dos times, o Corinthians assumiu a 8ª colocação do Campeonato Brasileiro com 45 pontos, ultrapassando o Santos (9º lugar também com 45) e encostando no Fluminense (7º lugar com 47). Vale lembrar que com Santos, Palmeiras e Grêmio envolvidos nas finais de Copa do Brasil e Libertadores, o G6 pode virar G7 ou até G8, o que pode facilitar a vida do Timão nessa briga.