Avatar do(a) Diego Lucio
Diego Lucio
@diego_lucio
O que faltou de técnica, sobrou de raça... o Terrão é a salvação!
Agência Corinthians

O primeiro Dérbi da temporada de 2021 foi cheio de variáveis que poderiam tirar o brilho que o clássico costuma ter. Porém, o que vimos em campo foi um 2x2 eletrizante. Não foi o primor técnico de futebol, mas teve muita história boa pra contar nesse Corinthians x Palmeiras desta quarta(3).

Os desfalques

Ambas as equipes entraram sem seus principais jogadores. No caso do Corinthians, um surto de Covid-19 tirou Cássio, Fagner, Fábio Santos e Gabriel do duelo. Mosquito e Natel também ficaram de fora por lesão. Então, o que se viu foi um time recheado de reservas e de garotos da base. Já do lado do Palmeiras, a ausência dos titulares foi devido à final da Copa do Brasil no próximo final de semana. O técnico Abel Ferreira optou por usar uma equipe 100% reserva, e também cheia de jovens da base.

Publicidade - Continua abaixo

Início de jogo desastroso

Clubismo à parte, o time do Palmeiras era melhor no papel, e por motivos óbvios, mais entrosado. Sendo assim, o começo do jogo foi um massacre do nosso rival em plena Neo Química Arena. Foram dois gols nos 30 minutos iniciais, e o Corinthians sentiu o golpe com força. Os garotos do Palmeiras tiveram chance de ampliar e repetir o chocolate do começo do ano, mas desperdiçaram boas oportunidades.

Chuva salvadora

No pior momento do Corinthians na partida, começou a chover forte na Neo Química Arena. Por um lado, isso seria péssimo para o time de Vagner Mancini, pois buscar um resultado de 2x0 com a bola parando em tudo que é poça d’água, seria dificílimo. Mas olhando por outra ótica, o Palmeiras parou de contra-atacar, e se limitou apenas em defender os seguidos chutões do Corinthians para o campo de ataque.

E foi em um desses chutões que o Timão descontou. Jemerson cobrou falta do meio-campo pra dentro da grande área. A bola sobrou pra Mateus Vital, que tirou do goleiro batendo no canto. 2x1 pra eles.

Publicidade - Continua abaixo

A redenção do Terrão

O gol de Vital deu nova cara ao jogo, e mais um ‘chacoalhão’ no vestiário durante o intervalo, poderia ser a chave para o empate. E foi o que aconteceu! Logo no início do segundo tempo, Roni achou Vital na esquerda, que acionou Rodrigo Varanda dentro da área. O jovem de 18 anos, bateu na saída do goleiro e fez um belo gol para empatar a partida.

Daí em diante, o título desta nota explica o que aconteceu. Faltou técnica, mas sobrou raça. Os dois times se doaram ao máximo e até tentaram criar oportunidades de gol. Mas nada de brilhante aconteceu dali em diante. Empate de 2x2, de bom tamanho para ambas as equipes.

Análise:

Não dá pra culpar os desfalques por tudo. Mancini errou ao montar um meio-campo com Cantillo e Roni, sem um primeiro volante de origem. Foi justamente entre as duas linhas iniciais do campo, que o Palmeiras deitou e rolou no início de jogo. Também não dá pra justificar a manutenção de Jô por 90 minutos. O centroavante alvinegro está extremamente fora de forma e não ajuda em nada nas jogadas ofensivas do Corinthians. Por outro lado, precisamos destacar a personalidade dos garotos em meio à adversidade quem um placar de 2x0 impõe. Lucas Piton, Roni e Rodrigo Varanda se doaram ao máximo e não fugiram do que a partida exigiu. Dentro da reconstrução necessária para o clube em 2021, o ‘Terrão’ será essencial.

Publicidade - Continua abaixo

Destaque individual: MATEUS VITAL

Dentro do que já destacamos, Roni e Varanda poderiam ser citados. Mas não tem como não ‘premiar’ o cara que participou dos dois gols do Corinthians na partida. Um gol e uma assistência, e Vital foi o que se espera de Vital. Personalidade, dribles e poder de decisão.

Destaque negativo: CANTILLO

Completamente perdido na marcação e ainda foi mal na sua maior qualidade: o passe. Partida pra se esquecer!

Como fica o Corinthians no Paulistão?

São dois empates em dois jogos, mas por incrível que pareça, o Corinthians é líder de sua chave com dois pontos ganhos. Porém, Santo André e Botafogo-SP ainda jogam pela segunda rodada do Paulistão, e podem ultrapassar o Timão.

O Corinthians volta à campo no próximo domingo(7) contra a Ponte Preta fora de casa. A partida da 3ª rodada do Paulistão está marcada para as 11hs da manhã.