Avatar do(a) Diego Lucio
Diego Lucio
@diego_lucio
Corinthians vira pra cima do Ceará e segue na briga por uma vaga na próxima Libertadores
Agência Corinthians

O importante era os três pontos! O Corinthians não deu show, mas voltou a ser uma equipe competitiva. Diferente de outrora, o Timão virou o jogo pra cima do Ceará em casa, e com o placar de 2x1, o clube alvinegro volta a brigar firme por uma vaga na próxima Libertadores. Os gols do Corinthians foram marcados por Fábio Santos e Leo Natel.

Mas como o time se recuperou dos últimos tropeços? Como o Corinthians encarou um adversário embalado por diversos resultados positivos e se saiu bem? Tentaremos explicar!

Publicidade - Continua abaixo

1º tempo

O Corinthians começou a partida melhor, mas com uma mudança considerável em relação aos últimos jogos. A entrada de Leo Natel no lugar de Jô deu mais mobilidade ao ataque, e o fato de não ter um centroavante de ofício, fez com que o time entrasse menos na área e arriscasse chutes de fora da área. Foi assim com Otero e Araos nos primeiros minutos.

Mas assim como nos últimos jogos, um erro de bola parada da defesa alvinegra foi que abriu o placar da partida. Bola levantada por Vina, e Fabinho fez o primeiro do adversário aos 15 minutos de jogo. Corinthians 0x1 Ceará.

A comparação com os últimos jogos continua inevitável, se percebermos o quanto a resposta do Corinthians foi rápida. Contra Palmeiras, Bragantino e Bahia, levar o primeiro gol desestabilizou completamente a equipe. Contra o Ceará foi diferente!

Aos 20 minutos, em pressão na saída de bola do adversário, zagueiro e goleiro do Ceará se atrapalharam. Com a bola pingando dentro da área, o defensor acabou derrubando Gabriel, que vinha firme na marcação. O juizão marcou pênalti, e Fábio Santos (pra variar) não perdoou. Corinthians 1x1 Ceará.

O gol tranquilizou à todos, e o time voltou a jogar com organização e qualidade. O Ceará por sua vez, se acuou, o que facilitou a vida do Corinthians.

Aos 27 minutos, Cantillo achou Gustavo Mosquito na direita. O ponta foi pra cima da marcação e achou Leo Natel livre no meio. O atacante só escorou pra virar a partida para o Timão. Corinthians 2x1 Ceará.

Daí pra frente, o Corinthians controlou o meio-campo e apesar da maior posse de bola do Ceará, não houve perigo até o fim da primeira etapa.

Publicidade - Continua abaixo

2º tempo

O Corinthians não recuou, mas o Ceará empurrou o time de Mancini para seu campo de defesa. Apesar disso, o perigo era só na bola parada. Por baixo, o Timão continuou se dando melhor.

A pressão se intensificou após os 30 minutos, mas sem efetividade. O Corinthians por sua vez perdeu o contra-ataque após as substituições feitas.

Análise:

Longe de ser a atuação dos sonhos, mas enfim o Corinthians soube jogar com o placar adverso. Sofreu o primeiro gol como nas últimas partidas, mas teve calma e soube se impor para virar o placar. Quanto à parte tática, o time respondeu muito bem sem um centroavante fixo. Por mais que Leo Natel não seja um primor tecnicamente, o ataque alvinegro teve diversas variações e uma movimentação intensa. O que faltou foi a qualidade individual de peças como Otero e Gustavo Mosquito, que hoje não tiveram o brilho esperado. Na segunda etapa, Mancini colocou o pé no freio e fez alterações pontuais para administrar o resultado.

Destaque individual: CANTILLO

Todos os homens de defesa foram muito bem nesta quarta(3) e poderiam ser citados aqui, mas vale destacar o colombiano Cantillo. O volante ainda fica devendo no quesito marcação, mas é impressionante como o jogo flui quando a bola passa por seu pé. Se mantiver a regularidade, Cantillo é titular absoluto e peça-chave para um meio-campo articulador do Corinthians.

Destaque negativo: OTERO

O venezuelano voltou à equipe no lugar de Mateus Vital, mas nem de longe correspondeu as expectativas. Jogando pelo lado esquerdo do campo, sua principal função foi anular as subidas do Ceará pelo lado direito. No campo ofensivo, Otero errou quase tudo que tentou.

Publicidade - Continua abaixo

Como fica o Corinthians no Brasileirão?

O Corinthians chega aos 48 pontos e puxa o embolado pelotão das equipes que brigam por uma vaga na Pré-Libertadores. O Timão é o oitavo colocado, mas tem Bragantino, Santos, Athletico Paranaense, o próprio Ceará e o Atlético-GO na sua cola. Mas vale lembrar também que o Timão tem um jogo a menos.

Agora o time de Vagner Mancini volta à campo na próxima quarta(10), em jogo da 35ª rodada do Brasileirão. O adversário é o Athletico Paranaense em casa.