Biografia

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Biografia do Danilo Avelar

Início

Danilo Avelar fez a sua base pelo Paranavaí, Joinville, Paraná e Rio Claro que foi onde se profissionalizou. Pelo Rio Claro, Avelar atuou em 13 partidas entre 2008 a 2010.

Karpaty Lviv

Em 10 de maio de 2010, foi emprestado ao clube ucraniano até dezembro do mesmo ano. O brasileiro acabou impressionando e assinou com o clube permanentemente no final do ano.[1]

Schalke 04

Em janeiro do ano seguinte, foi emprestado ao clube alemão e ganhou a DFB-Pokal nesse período. O técnico decidiu por não agregar o jogador à equipe para a próxima temporada e ele retornou ao clube ucraniano em junho.[2]

Cagliari

17 de julho de 2012, foi emprestado ao clube italiano com opção de compra no final do período. Jogou pela primeira vez pelo clube na derrota por 2-0 contra o Genoa. Apesar de um começo difícil, pois o técnico Massimo Ficcadenti preferia o zagueiro Francesco Pisano, com a mudança de técnicos, conseguiu convencer e brigar pela titularidade. No final da temporada acabou sendo preterido por Nicola Murru, pois estava enfrentando problemas físicos e o seu concorrente estava numa crescente. O clube sardenho então exerceu a opção de compra, custando 1 milhão de euros.

Na temporada 2013-14, acabou por ter menos espaço no time titular em relação a Murru e no dia 31 de janeiro de 2014 tentaram emprestá-lo ao Leeds United, todavia falhou devido a problemas logísticos entre as companhias[3][4]. Conseguira jogar 15 vezes no returno do campeonato italiano, apesar de duelar pela posição com Murru até o fim.

Marcou seu 1º gol no dia 19 de outubro de 2014 numa partida que acabou em empate de 2-2 com a Sampdoria, após saírem atrás do placar e o brasileiro encetar a reação convertendo seu pênalti. Uma semana depois, fez dois gols (um de falta e o outro cobrando pênalti) na vitória de 4-0 sobre o Empoli.

Torino

Foi contratado 17 de junho de 2015 por um valor não revelado e um contrato de 4 anos.[5]

Amiens

No dia 31 de agosto de 2017, foi concedido em empréstimo ao Amiens (clube da Ligue 1) por uma temporada.[6] No dia 4 de novembro marcou seu primeiro gol pelo time francês no empate em 1-1 contra o Montpellier, partida valendo pela 12ª rodada do campeonato.[7]

Corinthians

2018

No dia 20 de junho de 2018 foi concedido ao Corinthians por empréstimo até o final de junho do próximo ano.[8] Em 16 de setembro, Danilo marcou seu primeiro gol pelo clube alvinegro na vitória por 2–1 sobre o Sport ao completar assistência de Romero.[9] 10 dias após o primeiro tento pelo Corinthians, Avelar fez o gol inicial da partida contra o Flamengo em triunfo por 2–1 válido pela Copa do Brasil, completando passe de Jadson e culminando com a eliminação do clube rubro negro.[10] Apesar dos gol, ele encerrou a temporada sob críticas da imprensa e de torcedores.

2019

Iniciou a temporada ainda sendo criticado pelo desempenho no ano passado, entretanto em 4 de fevereiro, ele marcou o gol que garantiu a vitória sobre Palmeiras em jogo do Paulistão, partida esta que foi o pontapé inicial para sua significativa melhora pelo clube alvi-negro.[11] Em 20 do mesmo mês, marcou mais uma vez frente ao Avenida após completar assistência de Junior Sornoza, eliminando o clube alvi verde da Copa do Brasil.[12] Marcou mais duas vezes em partidas contra o Oeste e Ituano em partidas vencidas por 1–0.[13][14]

No dia 18 de julho de 2019, foi comprado pelo Corinthians por cerca de R$ 6,5 milhões, e assinou contrato até o fim de 2022.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Danilo_Avelar