Biografia

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Biografia do Cantillo

Atlético Nacional

Nasceu em Río Frío, Zona Bananera, Magdalena e começou nas categorias de base do Atlético Nacional em 2010, depois de representar CD Molino Viejo e CSyD Belén San Bernardo.[1] Fez sua estréia profissional em 24 de abril de 2013 na vitória fora de casa por 2-0 contra o Rionegro Águilas pela Copa da Colômbia.


Cantillo estreou no Campeonato Colombiano no dia 26 de julho de 2013, jogando os 90 minutos em uma vitória por 3 a 2 contra o Atlético Huila.


Atlético F. C.

Pouco aproveitado durante a temporada pelo Atlético Nacional, ele foi emprestado ao Atlético F. C. em 2014, onde disputou 14 partidas e não fez nenhum gol.


Leones F. C.

Ainda em 2014, depois de uma rápida passagem pelo Atlético F. C., novamente foi emprestado, mas dessa vez ao Leones, atualmente na Segunda Divisão colombiana. Disputou 98 partidas e marcou seu primeiro (e único) gol no empate em 2 a 2 contra o América de Cali, em 26 de setembro de 2014.


Deportivo Pasto

No dia 7 de janeiro de 2017, Cantillo foi emprestado ao Deportivo Pasto na primeira divisão, com uma cláusula de compra.[2] Foram 23 partidas disputadas e nenhum gol, porém se destacou na equipe.


Junior Barranquilla

Em 4 de julho, depois de se destacar com o time do Deportivo Pasto, ele foi contratado pelo Junior Barranquilla pela quantia de US $ 1,2 milhão por 70% do passe do jogador por três anos, enquanto os 30% restantes pertencem a equipe do Atlético Nacional, que participaria apenas de uma possível venda ao futebol internacional.[3]


No Junior, Tornou-se uma peça essencial para a equipe, vencendo a Copa da Colômbia de 2017, o Campeonato Colombiano de 2018 – II e 2019–I; e alcançando as semifinais da Copa Sul-Americana de 2018; ele também atraiu o interesse da Udinese após o final da temporada.[4] No Junior, Cantillo disputou 129 partidas e marcou 4 gols.


Corinthians

Em 2020, foi anunciado como reforço do Corinthians. Pedido pelo técnico Tiago Nunes, o jogador foi visto como peça importante após a saída de jogadores que eram da posição. Seu contrato é de empréstimo de 1 ano com opção de compra obrigatória ao final da temporada. O total da compra é de US$ 3 milhões (cerca de R$ 12 milhões) por 70% dos direitos do jogador.[5] Foi apresentado oficialmente pelo clube alvinegro no dia 9 de janeiro de 2020.[6] Inicialmente o jogador optou por utilizar a camisa 24, número que utilizava no Junior Barranquilla, mas ficou com a camisa 8 devido a uma opção da diretoria.[7][8] Estreou com a camisa alvinegra no dia 15 de janeiro de 2020, na Florida Cup.[9] Após a polêmica com a camisa 24, o clube voltou atrás e permitiu o jogador a usar o número, botando um ponto final no assunto. Ele usou o número já em seu primeiro jogo oficial contra a Ponte Preta, pela 3ª rodada do Campeonato Paulista.[10]


Seleção Colombiana

No dia 16 de março de 2018, foi convocado para a Seleção Colombiana pelo técnico José Pekerman para amistosos contra a França e a Austrália.[11]


https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADctor_Cantillo