Biografia

Bruno Teixeira / Agência Corinthians

Biografia da Katiuscia

Katiuscia Fernandes Soares (Santos, 8 de agosto de 1994) é uma jogadora brasileira de futebol feminino, que atua como lateral direita. Katiuscia foi titular na campanha que levou o Corinthians ao título do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino de 2018.


Carreira em clubes

Katiuscia começou a carreira já em idade avançada, conforme se recordou em entrevista ao perfil do Corinthians na rede social Facebook: "Eu comecei um pouquinho tarde, com 18 anos, fazendo uma peneira no XV de Piracicaba e acabei passando". No clube do interior paulista, a jogadora ficou até 2013. Depois, passou rapidamente por um clube da cidade de Botucatu, e logo chegou à equipe feminina do Rio Preto, onde terminou sua formação futebolística.


Após a passagem pelo Rio Preto, Katiuscia chamou a atenção do Santos, que a contratou no princípio de 2015. A jogadora só estreou pelo time profissional de mulheres do clube santista em 23 de setembro de 2015, ao entrar durante o segundo tempo da goleada sofrida para o Iranduba, por 4 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. Foi a única partida que a lateral fez pelo Santos naquele ano. Em 2016, ela atuou em duas partidas, ambas pela primeira fase da Copa do Brasil, contra o Mixto, do Mato Grosso. Na goleada por 10 a 0, no jogo de ida, Katiuscia foi titular durante os 90 minutos; na volta, em nova goleada (desta vez, por 11 a 0), ela foi substituída no intervalo.


Em 2017, enfim, Katiuscia se tornou titular da lateral direita no Santos, atuando em 17 jogos da campanha que levou o clube do litoral paulista ao título do Campeonato Brasileiro. Todavia, logo depois do certame, ocorrido na primeira metade do ano, a jogadora ficou sem renovar contrato com o Santos, e retornou ao Rio Preto. No clube, disputou o Campeonato Paulista, sendo titular em outra conquista, com o Rio Preto se sagrando campeão estadual - e Katiuscia, sendo considerada a melhor lateral direita do torneio.


O bom desempenho fez com que Katiuscia fosse anunciada logo no segundo dia de 2018 como novo reforço do Corinthians. Segundo entrevista, ela veio ao clube a pedido do técnico da equipe feminina, Arthur Elias. Pelo Campeonato Paulista, no qual o Corinthians foi vice-campeão, Katiuscia fez 19 partidas, marcando um gol, contra o Taubaté. Já no Campeonato Brasileiro, também como titular, Katiuscia fez parte da campanha que levou o time corintiano ao título - também marcando um gol, ainda na primeira fase, na goleada por 8 a 0 sobre o Pinheirense, ainda na fase de grupos.


Ainda no final de 2018, o Corinthians anunciou a renovação de contrato com Katiuscia. E em junho de 2019, o clube concedeu uma bolsa de estudos à jogadora, que decidiu cursar Processos Gerenciais.


Títulos

Santos

Campeonato Brasileiro: 2017

Rio Preto

Campeonato Paulista: 2017

Corinthians

Campeonato Brasileiro: 2018

Copa Libertadores da América: 2019

Campeonato Paulista: 2019

https://pt.wikipedia.org/wiki/Katiuscia