Artigos

Avatar do(a) Matheus Magossi Ruiz
Matheus Magossi Ruiz
@magossi_txt
O título do IV Centenário
Internet

A cidade de São Paulo, atualmente, tem 467 anos. E 67 anos atrás, prestes a completar seus 400 anos, o Campeonato Paulista foi feito ao entorno disso. Era um campeonato diferente, mais especial, não era só um Paulistão, era o Paulistão do IV Centenário de São Paulo.

O Corinthians já era um clube muito competitivo no campeonato estadual com 14 títulos, além disso, tinha nomes muito imponentes no elenco. Alguns deles como Luizinho, o Pequeno Polegar, Baltazar, o goleiro Gilmar e o histórico técnico Oswaldo Brandão. Em contraponto, o maior rival do Timão, o Palmeiras tinha um forte elenco contando com Waldemar e Jair Rosa Pinto. Os dois times disputaram ponta a ponta até a última rodada do campeonato.

Publicidade - Continua abaixo

Na penúltima rodada do campeonato, disputado em pontos corridos, o Corinthians vencendo ou empatando levaria o título, ao Palmeiras só interessava a vitória. O time palmeirense entrou em campo usando azul, afim de espantar a má sorte das últimas rodadas, o que não foi efetivo. O Corinthians marcou o gol aos 9 minutos e tomou o empate. Com o resultado o time se sagrava campeão.

O artilheiro do Timão no campeonato foi o Pequeno Polegar com 14 gols. O título do IV Centenário de São Paulo foi de extrema grandeza, uma vez que, assim como o título de 1922, é um título que vale por 100 anos. O time teve a campanha de 26 jogos, 18 vitórias, 6 empates, 2 derrotas com 55 gols marcados e 25 sofridos.