Artigos

Avatar do(a) Matheus Magossi Ruiz
Matheus Magossi Ruiz
@magossi_txt
Campeões do Centenário e o início do primeiro Tri
História do Futebol

O ano de 1922 era, no imaginário popular, muito importante por ser o aniversário de 100 anos da independência do Brasil. Para a Federação Paulista não era diferente, dando maior importância ao campeonato estadual daquele ano e usando a expressão de “Campeão Centenário” para aquele que levasse a taça.

O time do Parque São Jorge não ganhava o título paulista há cinco anos, além disso tinha uma disputa forte contra o Palestra Itália e o Paulistano pelo título. No 1º turno os 12 times se enfrentavam e os 8 melhores iam para a segunda fase, onde se enfrentavam novamente com mando invertido.

Publicidade - Continua abaixo

O Corinthians perdeu por 3x2 para o Palestra Itália na segunda fase, o que poderia complicá-lo. Porém, uma sequência de vitórias alvinegras e deslizes palestrinos, deixou o Timão a uma vitória do título centenário. No último jogo dessa segunda fase conseguimos a vitória em cima do Paulistano por 2x0, gols de Tatu e Gambarotta.

Com esse resultado, o Corinthians conquistou o Paulistão Centenário da Independência de 1922, deixando o Palestra Itália com o vice-campeonato. Com esse título iniciou-se o primeiro tricampeonato paulista alvinegro de 22-23-24. No primeiro a campanha corinthiana foi de 18 jogos, 14 vitórias, 2 empatas e 2 derrotas. Com 72 gols feitos e 19 sofridos. O artilheiro daquele ano foi Cambarotta, com 19 gols.