Artigos

Avatar do(a) Matheus Magossi Ruiz
Matheus Magossi Ruiz
@magossi_txt
Antes dos parabéns, obrigado!
Loucos do Bando

Hoje, você verá centenas ou milhares de textos felicitando o Corinthians pelos seus 111 anos completos. Vários deles contando sobre como o time começou, contando sobre nossos irmãos ingleses e como influenciaram nossos fundadores sob a luz de um lampião. Mas isso cansa, não? Muitas vezes o melhor jeito de parabenizar é agradecer os momentos que nosso clube nos proporciona.

Não, também não é um relato de um torcedor que é sócio do clube e tem mil histórias sobre uma final no estádio, sobre um jogo de estreia de um ídolo ou sobre como foi pisar no gramado da Arena. E sabe por que não? Porque o time do povo não é composto por mais 30 milhões de sócios, de paulistanos, de paulistas ou brasileiros. Somos de fora, somos pobres, trabalhamos muito e às vezes só conseguimos ver um ou dois jogos no estádio por ano, ou nem isso.

Os agradecimentos vão por coisas pequenas, mas que se não fossem elas, tudo seria diferente. Obrigado por não desistir, por no seu começo ter que enfrentar a elite e seus times que não nos queriam no futebol. Por ter aceitado e lutado por atletas negros logo no começo. Por ter sido imbatível por anos e depois ter resistido a um jejum enorme. Por ter aguentado quem só queria lucrar com seu nome, e ainda sim nunca ter se esquecido da sua história.

Publicidade - Continua abaixo

E assim foram 111 anos, altos e baixos, perdas e ganhos, jejuns e elencos imbatíveis. Mas você é diferente, não é? Poderia passar pela proibição de atletas negros, gripe espanhola, pela ditadura militar, por polêmicas em geral preferindo o silêncio do que se manifestar, mas não. Porque o povo te fundou e precisava de você, não dava pra virar as costas pra quem te fez grande.

Fazer parte disso tudo é simplesmente maravilhoso, mesmo passando por maus bocados, tudo vale a pena se é pelo Corinthians. Cada passo na história do clube proporcionou que eu pudesse chegar em casa e assistir um jogo com minha família, ou ver um jogo com os amigos em um bar, ou no estádio, comemorar um gol, a contratação de um jogador, até um anúncio de um patrocínio. Eu escrevo isso sorrindo só de pensar nesses momentos que, mesmo que pequenos, fazem tudo valer a pena.

Obrigado, Sport Club Corinthians Paulista. E parabéns pelos seus 111 anos de resistência que nos permitem viver de Corinthians, hoje!