Artigos

Avatar do(a) Matheus Magossi Ruiz
Matheus Magossi Ruiz
@magossi_txt
108 anos da estreia no Paulistão
Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

O Sport Clube Corinthians Paulista era uma potência enorme nos campos de várzea do Campo Limpo em São Paulo. Um próximo passo importante para o clube era se filiar a alguma das associações de futebol existentes a época. Eram duas: a Apea (Associação Paulistana de Esportes Atléticos), associação de grandes clubes da época como o Paulistano, e a Liga Paulista, que viria a ser a FPF. 

A escolha pela Liga Paulista de Futebol não foi nada simples, uma vez que foi imposto ao Timão uma fase eliminatória com times fortes para época. Contra o Minas Gerais F.C. o Corinthians venceu por um apertado placar de 1x0, e contra o São Paulo Sport Clube o baile de 4x0 do alvinegro foi a grande surpresa que levou o time a disputar seu primeiro campeonato estadual. 

Publicidade - Continua abaixo

Apesar da histórica classificação para o campeonato, a estreia, que hoje faz anos, foi uma derrota para o Germânia por 3 a 1 no Parque Antártica, casa do adversário. Nossa primeira vitória viria apenas em 7 de setembro por 2 a 0 contra o mesmo adversário. O Timão terminou o campeonato daquele ano em quarto lugar (dentre os seis clubes), vencendo o primeiro Paulistão no ano seguinte dando início a caminhada do maior campeão estadual.